quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

NOVA ZELANDIA








A Nova Zelândia (Aotearoa em Maori) é um país de clima temperado localizado no sudoeste do Oceano Pacífico e considerado como parte da Polinésia.É composto por duas ilhas principais e numerosas pequenas ilhas, algumas das quais bastante longínquas. A Ilha Sul é a maior massa de terra e está dividida ao longo do seu comprimento pelos Alpes do Sul, cujo maior pico é o Monte Cook com 3.754 metros. Na Ilha Sul há dezoito picos com mais de três mil metros de altitude. A Ilha Norte é menos montanhosa do que a Sul mas está marcada por vulcanismo. A Ilha Stewart é a menor e a mais meridional de todo o país, e possui uma área um pouco maior que o município de São Paulo, no Brasil.
pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Zelândia
Ser cenário para filmes como O Senhor dos Anéis e O Último Samurai Produtor de kiwi (é serio!!!) Pólo exportador de jogadores de rugby Produtos láctius de pouca qualidade. É um dos maiores exportadores de café do mundo. A culinaria da Nova Zelândia e conhecida por sua diversidade, originalidade e bom gosto, inclui-se no cardapio neozelandes
A Nova Zelândia é um país multicultural, sua extraordinária cultura resume-se a jogos de rugby, gritos de guerra em jogos de rugby, rock com instrumentos feitos de tricô (ou crochê, qualquer merda dessas), produção de filmes no seu domínio geográfico (também conhecido como Terra Média) e esportivamente ganhar de seus rivais australianos em jogos de rugby (em qualquer outro esporte eles perdem).
http://desciclo.pedia.ws/wiki/Nova_Zelândia


SEU CONTINENTE




A Nova Zelândia é um país localizado na Oceania e é composto de duas ilhas: Ilha do Norte e Ilha do Sul

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Nova_Zelândia






SUA CAPITAL




WELLINGTON – A capital Neozelandesa e o principal polo cultural do País. Tem uma intensa vida noturna.Porém Uckland é o mais populoso.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Auckland



A LÍNGUA OFICIAL


O idioma mais falado é o inglês. O maori também é língua oficial de crescente importância cultural, tanto que faz parte do curriculum básico do ensino no país. As tradições maoris são cultivadas e influenciam notavelmente o kiwi, como gostam de ser chamados os neozelandeses. Kia Ora, equivalente ao Oi, é a saudação habitual entre o povo . http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Zelândia



MOEDA

A moeda da Nova Zelândia é o dólar neozelandês. Os valores das notas são: NZ$ 5, 10, 20, 50 e 100. Por sua vez existem moedas de 5, 10, 20 e 50 centavos e, de 1 e 2 dólares.http://pt.wikipedia.org/wiki/Christchurch

PONTO TURÍSTICO

Sendo a terceira maior cidade da Nova Zelândia, é um importante ponto turístico, recebendo, anualmente, muitos turistas e intercambistas de todo o mundo (incluindo o Brasil), que buscam qualidade de vida, bom ensino e belas paisagens.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Christchurch




VALOR CULTURAL

Muito da cultura da Nova Zelândia é derivada de raízes européias, sobretudo britânicas, e mais recentemente americanas, sendo a cultura Maori uma vertente de grande significado na vida pública neozelandesa, além da influência do maior vizinho, a Austrália. O vigor e originalidade das artes em filmes da Nova Zelândia, ópera, música, pintura, teatro, dança, e artes estão alcançando reconhecimento internacional.
É provavelmente devido ao clima ameno e ao baixo número de residentes que o divertimento no exterior é bastante popular entre os neozelandeses. As corridas de cavalos, o rúgbi, o críquete, o netball, a vela e a marcha têm praticantes entusiásticos.

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Nova_Zelândia#

COMIDA


A culinaria da Nova Zelândia e conhecida por sua diversidade, originalidade e bom gosto, inclui-se no cardapio neozelandes

  • Vegemite ou Marmite - Não é manteiga, não é geléia, não é comida. Massa pastosa e roxa que se passa na torrada. Gosto inexplicável por realmente não parecer com nenhum alimento comestível por seres humanos. Nos EUA, pessoas já foram barradas no aeroporto por levarem Vegemite, não acreditaram que era comida
  • Weet Bix - Cereal matinal patrocinado pela seleção de RUGBI local. Não tem gosto de nada, mas diz-se que e o cereal favorito de toda a grande nação da Nova Zelândia. Obs: 4 milhões de pessoas...
  • Batata: Base da alimentação local. Servida em todas as refeições, preparada de todas as maneiras: Frita, cozida, assada, amassada, em doces, na pizza, com hot dog...
  • Fish'n Chips: Peixe com fritas. Pode ser adiquirido nos restaurantes takeaway enrolados em jornais. Dizem que a tradição veio com os INGLESES
  • Manteiga de Amendoin: Você sempre a viu em filmes, mas não se iluda. Manteiga de amenoim realmente não tem gosto de nada e não cai bem comendo com pão, nem com nada. É melhor comprar um pacote de amendoins.
  • L&P, Lemon e Paeroa - Refrigerante local consumido em larga escala, tido como o preferido de toda a grande nação da Nova Zelandia. Obs: 4 milhões de pessoas. É popular somente na Nova Zelândia, pois iria falir com quem quisesse o exportar. Agua suja com gás com limão.
  • Kiwi fruit - Fruta que compoe a populacao local, é o único lugar do mundo onde se pode comer os próprios habitantes.
  • Tomato Sauce - Ketchup. os kiwis fazem questão de não falar o nome internacional do ketchup...
  • Ginger - Substancia suspeita que ainda não criei coragem para experimentar
  • Muffins - Base da alimentação local junto as batatas. Consumidos em larga escala, podem ser comparados a pequenos bolos de chocolates, mas sem calda e muito secos. aconselha-se ter um copo de agua quando ingerindo um.
  • Hokey Pokey - Agora tá difícil de explicar. Substância desconhecida no resto do mundo, utilizada em sorvetes e biscoitos e outras confeitarias pelos kiwis. tido como o sabor favorito de toda a grande nação da Nova Zelândia. Obs: 4 milhoes de pessoas...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Zel%C3%A2ndia

MUSICA




8 Foot Sativa é uma banda de death metal da Nova Zelândia formada em 1998. A banda realizou turnês e lançou álbuns internacionalmente, tocando ao lado de artistas como Soulfly, Korn, Slipknot, System of a Down, Children of Bodom, Disturbed, Motörhead, Pungent Stench, Shihad e Corrosion of Conformity.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Zel%C3%A2ndia

HISTÓRIA
Os Maoris, de origem Polinésia, ocupam o arquipélago desde o século XIV. Em 1642, o neerlandês Abel Tasman atinge a costa ocidental destas ilhas, que denomina "Nova Zelândia". Em 1769-70, James Cook dá o nome às suas duas principais ilhas. No início do século XIX, começa a sua evangelização por missionários católicos e protestantes ingleses. A partir de 1838, a Grã-Bretanha decide organizar a colonização da Nova Zelândia.

[editar] Conflitos e desenvolvimento

Os ingleses então impõem a sua soberania aos chefes Maori (Tratado de Waitangi, de 1840) - garantindo-lhes o usufruto das suas terras – enquanto W. Hosbon se torna governador (1841). A colonização, organizada sistematicamente por E. G. Wakefield em detrimento dos autóctones, provoca guerras Maoris (1843-1847, 1860-1870). A constituição de 1852, reforçada em 1870, confere à colônia uma grande autonomia. O regresso da paz (1870) e a descoberta do ouro (1861) proporcionam à Nova Zelândia a prosperidade. A economia orienta-se para a extensa criação e exportação maciça de carne, de lã e de produtos lácteos para a Europa. A recessão dos anos 1880, e a instauração do sufrágio universal (1889), favorece a ascensão ao poder do partido liberal. A era liberal (1891-1912) é caracterizada por uma clara democratização da vida política, pelo desenvolvimento do sindicalismo e pela aplicação de uma legislação social avançada. Em 1907, a Nova Zelândia torna-se independente.

[editar] De uma guerra à outra

O país participou nos combates da Primeira Guerra Mundial e as perdas causadas pela guerra afetaram gravemente a demografia e a economia. Os neozelandeses, conjuntamente com a Austrália e a Grã-Bretanha, obtiveram um mandato da Sociedade das Nações sobre as ilhas Samoa e sobre Nauru. A Nova Zelândia foi duramente afetada pela crise mundial de 1929. Ao partido nacional (coligação do partido da reforma e do partido liberal) sucedeu em 1935 o partido trabalhista. O primeiro-ministro, M.J.Savge, conseguiu restabelecer a prosperidade das campanhas, múltiplas obras públicas e desenvolveu a indústria. Os neozelandeses participaram ativamente também, na Segunda Guerra Mundial na Europa.

[editar] Desde 1945

Após a derrota japonesa (1945), a Nova Zelândia pretende ser um parceiro integral na Ásia do Sudeste e do Pacífico. Em 1951, assina com os Estados Unidos e com a Austrália o tratado tripartite que estabelece o "Conselho do Pacífico" (ANZUS).

Sucedendo aos trabalhistas, o partido nacional ocupa o poder de 1949 a 1957 e de 1960 a 1972. De regresso aos negócios estrangeiros, o partido trabalhista estabelece relações diplomáticas com a China comunista (1972) e protesta contra as experiências nucleares da França no Pacífico.

Novamente ao poder em 1975, o partido nacional desenvolve os seus projectos, nomeadamente em matéria industrial e energética. As eleições de 1984 e de 1987 dão a maioria aos trabalhistas, cujo o líder, David, fica como primeiro-ministro até 1989. À semelhança dos trabalhistas australianos, D. Lange conduz uma política de desregulamentação intensiva. Liberalizava os mercados financeiros, abre a economia nacional, privatizava numerosas empresas e aliviava a fiscalidade dos particulares e das empresas, ao preço, também neste caso, de um pesado balanço social. No plano internacional, contribuiu para a «redescoberta» do seu meio ambiente pela Nova Zelândia.
Pretendendo ser o porta-voz dos pequenos estados insulares, em particular dos polinésios, na cena mundial, encabeça os protestos contra a «nuclearização» da região e, em 1986, interdita a acesso dos portos neozelandeses aos navios americanos portadores de armas atômicas ou de propulsão nuclear. Esta posição provoca uma grave crise nas relações americano-neozelandesas e a exclusão do arquipélago da ANZUS.
Em 1989, D. Lange cede o lugar a George Palmer. Mas os trabalhistas não sobrevivem à sua partida em outubro de 1990 e assistem à vitória dos conservadores, cujo líder Jim Bolger se torna primeiro-ministro. Este prossegue a experiência liberal dos trabalhistas e mantém o saneamento da economia nacional como prioridade de acção governamental. A Nova Zelândia, que concluiu, em julho de 1990, uma união aduaneira com a Austrália, conhece, assim como este país, dificuldades associadas à coabitação entre população de origem européia e autóctone. A celebração, em fevereiro de 1990, do tratado de Waitangi de 1840 foi a ocasião para renovar protestos dos Maoris (13% da população) contra as disposições deste Tratado.
Juntamente com as agências governamentais de segurança da Austrália, Canadá, Reino Unido e EUA, possui em seu território uma das estações de interceptação de telecomunicações do sistema Echelon, que é encabeçado pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos da América (NSA). A estação do sistema Echelon no país fica na cidade de Waihopai (41o34'36S 173o44'19E) e o orgão neozelandês responsável pela estação é o Security Bureau New Zealand.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Zel%C3%A2ndia
ECONOMIA

A Nova Zelândia é um país moderno e industrializado. As principais indústrias exportadoras são a agricultura, a horticultura, a pesca e a silvicultura. Este país possui ainda substanciais indústrias transformadoras, turismo e serviços. Além disso, o país é grande produtor de kiwi e uva. Produz também, em grande quantidade, lã; esta entre os 10 maiores produtores mundiais. O país também produz um dos melhores vinhos do mundo. A moeda oficial é o Dólar Neozelandês.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Zel%C3%A2ndiaA Nova Zelândia tem uma economia competitiva em nível internacional orientada para o mercado. Muita importância tem sido dada ao comércio internacional, com os bens e serviços exportados que representam um terço da produção total. Um ambiente político estável, força de trabalho instruída e a ausência de corrupção fazem da Nova Zelândia um lugar fácil onde fazer negócios. Além de terem uma aliança com a Austrália em sua economia Anzcerta: Acordo comercial sobre as relações Econômicas entre Austrália e Nova Zelândia, planejado em 1985 para criar uma área de livre comércio entre os dois países.

Nenhum comentário: